Wednesday, March 30, 2005

Orientação pelo sol

Bologna, Itália

Da torre Asinelli consegue visualizar-se Bolonha em todos os seus Pontos Cardeais. De frente para as escadas damos de caras com o Este. Volvendo o olhar para a direita admiramos o Sul. Contornando a torre pela parte Sul podemos olhar Bolonha a Oeste e encerrar com o deslumbramento da Bolonha do Norte.

Em cada momento de decisão gostaria de estar numa espécie de torre Asinelli e ter dados iguais (informação plena) sobre as opções a decidir. Depois penso: Se assim fosse perdia a ansiedade que é minha e que diariamente me lembra que estou vivo. Depois recordo: Prefiro morrer sentindo-me vivo do que viver quase moribundo.

É com o sol que me identifico e sob ele que me oriento. Com o sol, com ou sem nuvens.
É muito simples, no Hemisfério Norte , mantendo o relógio na horizontal, com o mostrador para cima, procura-se uma posição em que o ponteiro das horas esteja na direcção do sol. A bissectriz do menor ângulo formado pelo ponteiro das horas e pela linha das 12h define a direcção Norte-Sul.

2 Bocas:

Anonymous Anonymous Disse...

Eu só queria fazer um breve comentário para dizer que eu estou feliz por ter encontrado o seu blog. Graças

11:50 AM  
Blogger Bocados Disse...

E tenho o prazer de falar com?

12:19 AM  

Post a Comment

<< Home